Blog

IRIS no OpenCon Latin America 2017

Escrito por

16 de outubro de 2017

A conferência global anual OpenCon é um espaço para estudantes e profissionais acadêmicos das mais diversas áreas do conhecimento, que se interessam por acesso aberto, dados abertos, recursos educacionais abertos e muitos outros aspectos da cultura educacional científica e aberta. Nos dias 12 e 13 de Outubro, foi a vez de realizar a reunião regional desse evento na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) na Cidade do México. A OpenCon LatAm reuniu estudantes, profissionais, professores, financiadores e muito mais, que enfrentam esses desafios todos os dias e estão prontos para discutir soluções e defender mudanças a nível institucional, nacional e internacional.

O principal objetivo da OpenCon é forjar novas conexões entre organizações em cada um dos países de seus participantes para coordenar os esforços globais de advocacia em favor da cultura #open. Além disso, o evento buscou desenvolver colaborações transfronteiriças que beneficiem os setores de ciência e tecnologia de cada país e aumentem a visibilidade da pesquisa latino-americana.

Lucas Anjos, conselheiro científico do Instituto de Referência em Internet e Sociedade, foi um dos palestrantes do OpenCon LatAm 2017. Sua apresentação foi sobre a Lei de Acesso à Informação brasileira, bem como as implicações que ela teve (e continua a ter) para a governança pública no país. Por meio dessa apresentação, buscou-se contextualizar o ambiente de dados abertos no âmbito da administração pública brasileira.

Em uma estrutura governamental altamente complexa, multi-nível e com a constante busca por eficiência, a utilização de dados abertos tornou-se peça fundamental da gestão pública. Além desses desafios, o Brasil está em fase de discussão legislativa de uma Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, o que pode influenciar a forma com que esses dados abertos são tratados atualmente. Como implementar essas mudanças em um país com mais de 200 milhões de habitantes? Quais seriam os desafios técnicos e jurídicos a esse novo paradigma de governo digital? Essas são algumas das perguntas que se pretendeu responder por meio dessa apresentação no OpenCon LatAm.

Se interessou pelo tema? É adepta ou adepto da open science, open data e open government? Participe então da versão local do OpenCon 2017. Belo Horizonte irá sediar esse evento nos dias 30 e 31 de outubro. Clique aqui e saiba mais informações!

Escrito por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *