IRIS na RightsCon online 2020
Escrito por
Equipe IRIS-BH (Ver todos os posts desta autoria)
27 de julho de 2020
A RightsCon é uma conferência internacional em que, por alguns dias, diversos especialistas dos mais variados setores tecnológicos e lugares do mundo se debruçam sobre questões envolvendo direitos humanos na internet.
Desde 2011, ela é realizada anualmente em alguma cidade considerada um centro de poder para tecnologias ou direitos humanos. Neste ano, devido à pandemia, o evento foi realizado inteiramente online, e os pesquisadores do IRIS participaram de suas casas.
O pesquisador do IRIS e antropólogo Gustavo Rodrigues co-coordenou a sessão “Nos ven la cara: a Latin American declaration on human rights and facial recognition”, organizada em parceria com o Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec) e com a organização de defesa dos direitos digitais Access Now. A sessão mobilizou representantes de diferentes organizações civis da América Latina para discutir sobre as particularidades da implementação dos sistemas de reconhecimento facial na região. Os participantes enfatizaram a opacidade que vem marcando o uso dessas tecnologias nesse contexto e os riscos que seu uso pode representar para direitos e liberdades fundamentais.
A equipe também pôde acompanhar alguns dos espaços, que seguiram formatos diversos para atender à variedade de propostas abarcadas. Ao vivo, aconteciam sessões estratégicas e laboratórios comunitários de até 1 hora de duração, com capacidade para até 25 e 35 participantes em salas no Zoom. Os painéis e rodas de conversa eram gravados, sendo eles interações entre os proponentes, disponíveis para o público assistir. Além disso, conversas relâmpago e demonstrações tecnológicas de até 10 minutos eram disponibilizadas para o público assistir e comentar em um fórum escrito. Todo o material gravado está disponível no site do evento.