Publicações

Vazamento de dados de professores de MG: IRIS pede explicações à Secretaria de Educação e ao Instituto Unibanco

25 de maio de 2021

No dia 14 de maio de 2021, os veículos jornalísticos G1 Minas e O Tempo noticiaram a ocorrência de uma violação de confidencialidade dos dados de professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Segundo as matérias, os professores tiveram seus dados pessoais – incluindo nome completo, controle da jornada de trabalho no regime remoto e e-mail – expostos na internet.

O ocorrido apresenta severas implicações lesivas – tanto em potencial quanto já concretizadas – para os titulares afetados, representando uma violação à sua autodeterminação informacional e risco de dano reputacional. Preocupados com o incidente, e levando em consideração as missões institucionais do IRIS, encaminhamos para as entidades envolvidas – a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e o Instituto Unibanco – uma notificação demandando esclarecimentos sobre o ocorrido.

Atualização: Este pedido recebeu uma resposta do gabinete da Secretaria de Educação do Estado de Minhas Gerais, que alegou estar ciente do corrido e endereçado esforços para apurar o caso. O Instituto Unibanco não se manifestou.

ACESSE O CONTEÚDO DA NOTIFICAÇÃO

 

Tags

Categorizado em:

Escrito por

Veja também