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Mapeamento de iniciativas de Educação midiática

7 de outubro de 2024

Apresentação 

O Mapeamento de Iniciativas de Educação Midiática é parte do projeto “ConectAí: Educação e Segurança como trend”, que tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos jovens, suas famílias e professores durante os processos de apropriação tecnológica. O projeto é financiado pelo TikTok e conduzido de forma independente pelo IRIS, seguindo protocolos de cientificidade e ética em pesquisa.

 O escopo do projeto abrange (i) mapeamento de iniciativas de educação midiática; (ii) atividades de capacitação para apropriação tecnológica com alunos e professores de escolas pública; e (iii) estudo etnográfico para compreender como o processo de apropriação tecnológica é percebido por professores, jovens e seus familiares.

O objetivo principal deste mapeamento de iniciativas de educação midiática é  fornecer uma visão abrangente e detalhada do panorama atual dessas iniciativas no cenário brasileiro, identificando e documentando projetos que promovem a alfabetização midiática e a capacidade crítica dos indivíduos frente às mídias. Esse mapeamento visa reconhecer a diversidade de abordagens e metodologias empregadas, bem como as diferentes organizações e regiões envolvidas. Além disso, o mapeamento busca sistematizar e disponibilizar informações sobre tais iniciativas de maneira acessível, permitindo que educadores, pesquisadores e o público em geral possam aprender com as experiências existentes, basear-se em práticas bem-sucedidas e replicar essas iniciativas em outros contextos. 

Ao promover a troca de conhecimentos e práticas, o mapeamento estimula a colaboração e o fortalecimento das redes de educação midiática, apoiando formuladores de políticas na elaboração de estratégias mais eficazes e sustentáveis, além de facilitar a identificação de lacunas e áreas que necessitam de maior apoio ou desenvolvimento. 

Introdução

O cenário de educação midiática no Brasil tem se consolidado significativamente nos últimos anos, impulsionado por políticas públicas e iniciativas governamentais que visam promover a alfabetização midiática e o desenvolvimento de competências críticas no uso das mídias. Com a posse do governo Lula em 2023, foi criada, no âmbito da Secretaria de Comunicação (SECOM), a Secretaria de Políticas Digitais (SPDig), um órgão que reflete a crescente importância da digitalização e da educação midiática no contexto nacional. Dentro da estrutura desta Secretaria, destaca-se o Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática (DDEM), que foi estabelecido com a finalidade de fortalecer a atuação do governo na promoção de direitos digitais e na educação midiática. Vinculada ao DDEM, tem-se a Coordenação-Geral de Educação Midiática (CGEM), que desempenha o papel de promoção da educação midiática em todo o país.

Uma das principais realizações recentes nesse campo é o lançamento do documento “Estratégia Brasileira de Educação Midiática”. Este documento serve como um guia estratégico para orientar as ações governamentais e não-governamentais na promoção da educação midiática. O documento delineia um conjunto de objetivos e ações que visam integrar a educação midiática nos currículos escolares, promover a formação contínua de educadores, e incentivar a criação de conteúdos midiáticos que reflitam a diversidade cultural e social do Brasil. Além disso, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática enfatiza a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade, incluindo a sociedade civil, o setor privado e as instituições acadêmicas, para criar um ecossistema robusto e sustentável de educação midiática.

Com a realização de um mapeamento de iniciativas brasileiras de educação midiática pretende-se oferecer contribuições significativas para o aprimoramento deste campo no Brasil. Estão disponíveis, também, os dados brutos coletados neste mapeamento. Esta ação tem o objetivo de promover a transparência e a replicabilidade das pesquisas, permitindo que outros pesquisadores e profissionais acessem e verifiquem os métodos utilizados, analisem as fontes de informação e possam expandir ou replicar o estudo em diferentes contextos. 

Metodologia

O presente estudo buscou identificar iniciativas brasileiras de educação midiática que incentivam a participação e construção cidadã das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A metodologia aplicada mesclou os métodos de (i) busca exploratória pelo Google; (ii)  técnica de amostragem bola de neve e (iii) busca em materiais de apoio.

Inicialmente, foi realizada uma busca exploratória abrangente para identificar possíveis iniciativas de educação midiática. Esta fase envolveu a consulta pelo buscador da  Google e as buscas foram feitas utilizando os conjuntos de palavras: “iniciativas de educação midiática”, “projeto de educação midiática” e “programas de educação midiática”. O objetivo desta etapa foi coletar um conjunto inicial de dados que pudesse fornecer uma visão ampla das iniciativas existentes.

A fim de assegurar a consistência e relevância das informações obtidas no mapeamento de iniciativas de educação midiática, as seguintes variáveis de coleta de dados foram definidas para construção da base de iniciativas: 

  • Ano de Início: Refere-se ao ano em que a iniciativa foi lançada. Essa variável é importante para entender a longevidade e evolução das iniciativas ao longo do tempo.
  • Região e UF de Origem da Iniciativa: Refere-se à região geográfica de onde a iniciativa parte, categorizada por regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e estados. Essa variável é essencial para mapear a distribuição geográfica das iniciativas e identificar possíveis áreas de maior ou menor concentração de projetos. Nesta categoria considerou-se a região onde está baseada a organização responsável pela iniciativa.
  • Abrangência territorial: Define a extensão geográfica que a iniciativa cobre, podendo ser local, regional, nacional ou internacional. Esta variável permite avaliar o alcance e a escala da iniciativa.
  • Nome da Iniciativa: O título oficial da iniciativa. Esta variável é para a identificação e referência de cada projeto mapeado.
  • URL do Site: O endereço eletrônico (URL) do site oficial da iniciativa. A disponibilidade de um site facilita o acesso a informações detalhadas e atualizadas sobre a iniciativa.
  • Nome da Instituição Responsável: A instituição ou organização que coordena e implementa a iniciativa. Esta variável identifica os principais atores envolvidos na educação midiática.
  • Conteúdos Abordados: Específica os temas e conteúdos tratados pela iniciativa (Sendo eles: Desinformação, cultura digital, Acesso à informação; Produção de conteúdo, Liberdade de expressão, Cidadania digital, Cuidados digitais; Competências para a educação midiática; Análise de dados, Acesso à informação; Aprendizado interdisciplinar mediado pelas TICs; Competências para a educação midiática; Comunicação, educação e consumo; Jornalismo, educação, acesso à informação, Produção de mídia; inovação, Cultura digital; Cuidados digitais, segurança digital e Infraestruturas digitais).
  • Público-Alvo: Define os grupos aos quais a iniciativa é direcionada, como estudantes, professores, comunidades, entre outros. Esta variável permite avaliar a inclusão e a segmentação do público beneficiado.

Essas variáveis foram definidas para garantir que o mapeamento das iniciativas de educação midiática seja detalhado, abrangente e útil para análises posteriores, proporcionando uma base sólida para a compreensão do panorama atual e o desenvolvimento de futuras estratégias e políticas na área.

A partir dos critérios acima, foram mapeadas um total de 83 iniciativas de educação midiática, sendo os resultados obtidos por meio da pesquisa exploratória através do Google, por método bola de neve e a partir da consulta de materiais de apoio, considerados de referência. Consta que, das 83 iniciativas mapeadas, 62 foram advindas da busca exploratória pelo Google e 21 iniciativas pelo método bola de neve.

O mapeamento focou exclusivamente em projetos de educação midiática, sendo aqui considerados como ações continuadas (ou articuladas com frentes ou projetos maiores) que envolvem uma ou mais atividades voltadas à promover a alfabetização midiática e capacidade crítica dos indivíduos frente às mídias. Dentre tais atividades, constam aulas que utilizam recursos multimídia, atividades de mentoria e checagem de notícias, além de capacitações e a criação de cadernos de aulas. Há também cursos de formação online, canais de comunicação, e a elaboração de ebooks e websites. Outras iniciativas incluem cursos educativos, debates, disciplinas eletivas, encontros e eventos, bem como formações e a produção de um jornal impresso e um portal online. Iniciativas de apoio à aprendizagem também foram mapeadas, como kits de ferramentas multimídia, manuais educativos e materiais didáticos, além de minicursos e oficinas. As ações abrangem ainda palestras, peças teatrais, produção de podcasts, jogos, tutoriais e guias, bem como vídeos, quizzes, sequência didáticas, e trabalhos em equipe. 

Para expandir o conjunto de dados obtidos na fase exploratória, a técnica de amostragem bola de neve foi então empregada. Deste modo, considerou-se iniciativas ou organizações já conhecidas pela equipe do IRIS, assim como aquelas identificadas em dois materiais de apoio: o site da Rede Nacional de Combate à Desinformação e a Cartilha Norteando a Governança da Internet no Brasil, o que totalizou 21 iniciativas. Esse processo de indicações permitiu a identificação de um número maior de projetos relevantes, aumentando assim a abrangência e a representatividade do mapeamento. 

A escolha do site da Rede Nacional de Combate à Desinformação como referência se deu por, dentro do site, estarem elencadas todas as iniciativas parceiras da rede e que atuam com educação midiática, sobretudo com foco em combate à desinformação e fact checking, muitas das quais surgiram no contexto da pandemia de Covid-19. Quanto à Cartilha do Coletivo C-Partes, a seleção foi realizada buscando agregar maior representatividade regional ao mapeamento, visto o baixo número de iniciativas encontradas advindas da região norte (conforme será melhor discutido no tópico seguinte). 

Essa metodologia, ao combinar uma busca exploratória inicial com a técnica de amostragem bola de neve, permitiu a construção de um mapeamento abrangente, mas daquela iniciativas que dispõem de informações detalhadas na web, de modo que enfrentamos algumas limitações metodológicas.

Para a análise e visualização dos dados coletados, utilizou-se o Power BI, uma ferramenta de análise de dados que permite a geração de gráficos e relatórios dinâmicos. O uso do Power BI possibilitou a identificação de padrões e tendências nas iniciativas mapeadas. 

Limitações da pesquisa e oportunidades de estudos futuros

A principal limitação decorreu da escolha metodológica por buscar as iniciativas de educação midiática através de pesquisa exploratória no buscador do Google e por meio do método de bola de neve. Futuras pesquisas que optarem, por exemplo, pela circulação de formulários com pessoas-chave envolvidas no campo da educação midiática poderão mapear novos projetos..

Adicionalmente, as regiões Centro-Oeste e Norte foram as que apresentaram menos iniciativas identificadas, possivelmente devido à menor visibilidade online dessas organizações. Essa limitação se dá pelo fato de a pesquisa não ter tido caráter representativo ou amostral de nenhuma região territorial, de modo que o mapeamento pode não ter capturado todas as iniciativas relevantes, particularmente aquelas desenvolvidas por instituições e grupos que enfrentam barreiras para divulgação de suas atividades online. Portanto, destaca-se a importância de pesquisas futuras que incluam métodos de coleta de dados mais diretos e proativos para obter uma visão mais completa e detalhada do panorama da educação midiática no Brasil.

Referências bibliográficas

BRASIL. Estratégia Brasileira de Educação Midiática. Brasília: Secretaria de Comunicação Social, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/10/estrategia-brasileira-de-educacao-midiatica-apresenta-as-politicas-publicas-voltadas-para-a-populacao/2023_secom-spdigi_estrategia-brasileira-de-educacao-midiatica.pdf

COLETIVO PESQUISA E ATIVISMO DE RONDÔNIA SOBRE TECNOLOGIA, ESTADO E SOCIEDADE (C-PARTES). Cartilha Norteando a Governança da Internet no Brasil. Bianca Galvão Marques; Wilson Guilherme Dias Pereira (org.). 1a ed. Porto Velho: C-PARTES, 2024. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1-K7EWlRiBmQ9s6hf1W7wYfTLZEspeetS. Acesso em: 16 set. 2024.

REDE NACIONAL DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO. RNCD – Rede Nacional de Combate à Desinformação. Disponível em: https://rncd.org/. Acesso em: 16 set. 2024.

Como Navegar no Mapeamento Interativo de Iniciativas de Educação Midiática no Power BI

  1. Apresentação da Tela Inicial

A tela inicial do mapeamento interativo de iniciativas de educação midiática no Power BI é composta pelos seguintes elementos principais:

  • No canto superior esquerdo, há um contador de Instituições (59) e Projetos (74).
  • Abaixo, há filtros de Público-Alvo, Ano de Início, Conteúdos Abordados, Tipo de Iniciativa e Abrangência Territorial.
  • Um botão de Limpar Filtros está disponível para resetar as seleções.
  • No centro, uma lista de Instituições e Projetos está visível.
  • À direita, há um mapa por região e um gráfico de quantidade de iniciativas por ano.
  1. Usando os Filtros 
  • Todas as categorias mencionadas acima, funcionam como filtros. Selecione as categorias de interesse, como conteúdos abordados (ex.: desinformação, cuidados digitais) ou abrangência territorial (ex.: municipal), ou até mesmo região diretamente nos nomes no mapa (ex: Nordeste).  
  • Dica: Os filtros podem ser combinados, permitindo a seleção de mais de uma opção, como visualizar iniciativas sobre desinformação no Sudeste.
  • À medida que você seleciona os filtros, o mapa interativo será atualizado automaticamente, destacando as iniciativas que correspondem aos critérios escolhidos.  
  • Clique em uma iniciativa no mapa para ver detalhes adicionais (como o nome, instituição responsável e link de acesso).
  • Para redefinir a seleção de filtros e começar uma nova pesquisa, clique na borracha de limpar os filtros aplicados

Se desejar salvar ou compartilhar informações de uma iniciativa específica, clique aqui para baixar o relatório em formato .csv ou outro formato disponível.

Também é possível aumentar e diminuir a tela interativa de tamanho clicando no ícone no canto inferior direito da tela.

COMO CITAR:

CARDOZO, Glenda Dantas; GERTRUDES, Júlia Maria Caldeira. Mapeamento de iniciativas de Educação midiática.  Belo Horizonte: Instituto de Referência em Internet e Sociedade, 2024. Disponível em: <https://irisbh.com.br/publicacoes/mapeamento-de-iniciativas-de-educacao-midiatica/>
Acesso em: dd mmm aaaa

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