Blog

E os cuidados digitais no carnaval, hein?

Escrito por

5 de fevereiro de 2024

O Carnaval 2024 promete levar milhões de pessoas para as ruas de diversas cidades brasileiras, mas para enfrentar os dias da maior festa popular do país é necessário lançar mão de diversas estratégias de cuidado, e o digital não pode ficar de fora. Para evitar vazamento de dados ou prejuízos financeiros em caso de perda ou roubo do aparelho celular, também é necessário estar a par de outras estratégias que permitam ir e voltar da folia com segurança. Saiba quais são nesta leitura! E se quiser saber mais sobre o tema de segurança digital em contexto de festas, você pode acessar esse outro post incrível no nosso blog.

No estado de São Paulo, o carnaval em 2023 registrou 3.486 roubos e furtos de celulares, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. No mesmo período, na cidade do Rio de Janeiro, dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) confirmaram um celular roubado a cada 12 minutos. Diante da vulnerabilidade a este tipo de situação, é super importante se precaver para evitar golpes e fraudes. 

Passando o glitter: o que fazer antes de sair de casa?

Quem vai curtir os blocos e festas normalmente começa a pensar com antecedência nas fantasias, customizações de abadás, maquiagens divertidas e no glitter, que não pode faltar. E que tal neste ano você preparar também o seu celular para os festejos? De início, é super importante que o seu aparelho 1️⃣ possua senha para desbloqueio de tela! Esse aí já vai ser um entrave para possíveis tentativas de golpe.

Se a senha de liberação for numérica, evite sequências muito óbvias, como 0000 ou data de aniversário, por exemplo. O uso de gerenciadores de senha também é uma opção, assim, em vez de precisar recordar diversas senhas diferentes, com este tipo de aplicativo, basta guardar a chave principal para ter acesso às suas diversas contas, evitando a utilização de senhas salvas para logins automáticos em apps. Os gerenciadores funcionam como um cofre digital com criptografia, e têm disponíveis para android e iphone (iOS), a exemplo do True Key e do Kaspersky Password Manager.

Se você tem um iPhone (iOS), 2️⃣ desative a função de acesso à central de controle do seu dispositivo quando a tela estiver bloqueada, e no celular Android, bloqueie o atalho “Modo avião” na tela inicial. Desse modo, não poderão deixar o seu celular offline e você poderá continuar tendo acesso remoto a ele.  

Além de manter-se hidratado e utilizar filtro solar, é recomendável também que você 3️⃣ faça backup dos seus arquivos e conversas em apps como o Whatsapp, função que garante uma cópia de segurança das informações e previne a perda acidental ou intencional de informações, caso precise migrar de dispositivo posteriormente. E para a proteção de arquivos sensíveis, como conteúdos íntimos ou sensíveis (documentos ou infos de cartões de crédito), você pode 4️⃣ fazer uso de “pastas seguras, ou mesmo apps que executam esta função, como o Keepsafe (IOS e android). Com as pastas seguras você pode, inclusive, esconder apps de banco e outros que possuam cadastro para compras, como iFood e Uber. Outra alternativa é deslogar ou excluir esses apps do seu aparelho nos dias de carnaval, caso não vá utilizá-los.

E da mesma forma que você testa a fantasia antes para verificar se está proporcionando o conforto necessário para a folia, é importante que você 5️⃣ative a verificação em duas etapas. Esse mecanismo faz uma dupla checagem sempre que alguém tenta acessar a sua conta em aplicativos digitais, como Whatsapp, Google ou Instagram. Desta forma você estará adicionando uma camada a mais de segurança à sua conta para o caso de a senha ser roubada.

Outras duas últimas dicas para o pré-carnaval envolvem apelar para o analógico. Isso mesmo! Não custa nada você levar na pochete alguns 6️⃣contatos de emergência e o 7️⃣ número IMEI do seu celular anotados em um papel. O IMEI é como se fosse o número de identidade único de dispositivos eletrônicos, e ele pode ser consultado na caixa do celular ou no adesivo em sua bateria. Com o número IMEI o usuário consegue fazer o bloqueio do aparelho ligando para a operadora, registrar um boletim de ocorrência, e, caso o celular seja encontrado, a polícia pode devolvê-lo. E outra! Ande com dinheiro no bolso. Dessa forma você irá diminuir o  número de vezes que precisará pegar o celular.

Ah, e se for de galera pra folia, marque um ponto de encontro! Assim, caso você se perca e esteja sem meio de se comunicar, você consegue reencontrar a sua turma. 

Deu B.O. E agora?

Bom! Quando o pior já aconteceu e você perdeu o seu aparelho, você pode utilizar algumas estratégias. Primeiro, ligue para os bancos que você utiliza e solicite o bloqueio de qualquer transação feita por este dispositivo. Você também pode tentar rastrear o celular roubado e acionar a polícia caso consiga. Não tente reaver o celular por conta própria!!!! Para a proteção dos seus dados, é importante bloquear o dispositivo de forma remota, impedindo assim que os seus dados pessoais sejam acessados por terceiros. Em caso de perda, um recurso que pode ser útil para reaver o aparelho é se você adicionar uma mensagem com alguma informação para contato na tela de bloqueio.

Bloquear o chip do celular também é fundamental! Desta forma, ninguém poderá acessar a sua linha, mesmo que o chip seja colocado em outro dispositivo, evitando que criminosos tenham acesso ao seu Whatsapp e obtenham códigos de verificação em duas etapas para aplicar golpes. Por fim, é recomendado que você faça logout dos seus aplicativos, sobretudo apps de banco e altere as suas senhas

Folia também é cidadania: conheça os seus direitos!

Para grupos socialmente vulnerabilizados, o carnaval pode ser uma festa que irá requerer estratégias ainda mais abrangentes de proteção e saber dos nossos direitos é sinônimo de resistência e de autocuidado.

Primordialmente, saiba que todas as pessoas têm o direito de documentar e monitorar situações de violência, seja você vítima ou testemunha. Seu material pode servir de prova para possíveis ações e denúncias.

E você sabia que não há obrigação de revelar a senha do seu aparelho celular para ninguém? Esse direito é garantido constitucionalmente, em seu artigo 5º, que informa que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”, e obrigar alguém a fornecer a senha é ir contra esse direito. Outra prática ilegal em abordagens por agentes de segurança é fazerem fotos ou vídeos sem autorização. Isto constitui constrangimento ilegal e abuso de autoridade.

Em caso de abordagem policial, sempre anote o dia, o local e o horário em que a abordagem ou ação aconteceu e reúna o máximo de provas possíveis, como vídeos, fotografias, placas de viaturas, número do batalhão ou posto/patente do agente de segurança. 

Advertimos que é prudente utilizar das estratégias acima apenas em casos em que a sua segurança não esteja em risco

Desejo um carnaval de muito confete e purpurina pra você! 🎊

Escrito por

Comunicadora Social e Jornalista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestranda em Comunicação e Culturas Contemporâneas na Facom/UFBA, onde está vinculada ao GIG@, Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura. É especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas e membra voluntária do Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (LIDD/UFRJ). Co-criadora da plataforma Conexão Malunga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *