Bytes de Informação: Internet e Eleições

As eleições ainda estão por vir, mas você provavelmente já se deparou com anúncios de políticos na internet, não é? A comunicação digital profissionalizou ainda mais as campanhas eleitorais online, que passam a fazer parte de um trabalho constante construção e lapidação da imagem dos candidatos. Pensando nisso, neste Bytes de Informação Jaqueline Resmini Hansen, Joscimar Silva e Davi Brocanelli, nossos convidados do CEPPI – Centro de Pesquisas em Política e Internet comentam sobre o uso de redes sociais nas campanhas eleitorais. Assista:

detalhes

Startups jurídicas: novos caminhos para o Direito

Em que tempo vivemos? Assunto que tem ganhado repercussão nas discussões envolvendo tecnologia e Direito, as legal techs, ou startups jurídicas, estão no centro de debates sobre a aplicação da tecnologia ao Direito e suas repercussões para o exercício de atividades que ainda podem ser consideradas convencionais, como a advocacia ou a magistratura. Em última…

detalhes

Tecnologia para além da iniciativa privada: questões de políticas públicas

Ao comprar um produto tecnológico, o consumidor comumente atribui a total criação e elaboração da mercadoria pela empresa dona da marca gravada no produto. Contudo, a aplicação de uma tecnologia é consequência da construção de conhecimento e realização de experiências desenvolvidas por diversos atores, dentre eles e assumindo papel ativo, encontra-se o Estado. Mariana Massucato…

detalhes

Café & Chat: Digital Influencers

No dia 28 de junho aconteceu a décima segunda edição do Café & Chat. Com a participação da Youtuber Débora Aladim​, da Pesquisadora Fernanda Medeiros e mediação do Prof. Dr. Fabrício Polido. O evento foi realizado no auditório Francisco Luiz, no 16º andar da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

detalhes

Fake news, bots, mecanismos de filtragem e outras ameaças à democracia brasileira

Bipolarização. Aparentemente, uma das palavras mais citadas nas manchetes políticas nos últimos anos. Seja no Brexit, nas eleições americanas ou no Impeachment sofrido pela ex-presidente Dilma Rousseff, as atuais sociedades nunca falaram sobre a construção de muros físicos e imaginários tanto quanto hoje. Visões maniqueístas e extremistas são sustentadas pelo bloqueio e falta de interesse…

detalhes

Governança Global da Internet, Conflito de Leis e Jurisdição

Idealizado como obra inédita em língua portuguesa, este livro reúne estudos realizados pelo Instituto de Referência em Internet & Sociedade – IRIS, no escopo do projeto “Governança Global da Internet, Conflito de Leis e Jurisdição”, inaugurado no ano 2016 para discutir as principais questões em torno de políticas legislativas e regulatórias e diálogos jurisprudenciais envolvendo…

detalhes

Fake news, vigilância massiva e IRIS na Conferência Connected Life

No último dia 20 de junho, apresentamos Logic Gates and Access Records of Internet Users: From Technical Possibilities to Judicial Reasoning in Brazilian Courts, um relatório de pesquisa sobre o trabalho desenvolvido no Instituto de Referência em Internet e Sociedade – IRIS, realizada no ano de 2017, na conferência Connected Life 2018, realizada na Universidade…

detalhes

GDPR e suas repercussões no direito brasileiro

A necessidade de refletir sobre as repercussões do Regulamento Geral de Proteção dos Dados Pessoais da União Europeia nos âmbitos internacional e nacional é o que motiva o IRIS a analisar o tema. A partir de uma perspectiva comparada, não apenas em relação ao Brasil, como também à Argentina, pelas interfaces inequívocas entre a livre…

detalhes

Bytes de Informação: Redirecionamento de Conteúdo

Quando você faz uma pesquisa na internet, normalmente clica nos primeiros resultados, certo? Neste Bytes de Informação, Luíza Brandão e Felipe Duarte falam sobre a importância do redirecionamento de conteúdo para sites na internet e o como os hyperlinks podem gerar dúvidas sobre direitos autorais. Confira:

detalhes

Chamada para Artigos – III Seminário Governança das Redes

O Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS), o Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação (GNet) e demais entidades parceiras convidam pesquisadoras e pesquisadores em Direito, Ciência, Tecnologia e áreas afins, a submeter propostas de apresentação e resumos expandidos, em português, inglês e espanhol, para o III SEMINÁRIO GOVERNANÇA DAS REDES:…

detalhes