Criptosequestro de processamento: o que é isso e como se proteger?

Não é de hoje que administradores de websites buscam maneiras de lucrar com os usuários e seus acessos, com os intuitos mais variáveis possíveis, sendo como fonte de lucro direto ou como alternativa para manter a iniciativa do próprio site. Foi assim com publicidade direta, adwares, spywares, posts patrocinados e conteúdos premium. Acontece que, com…

detalhes

IRIS no I Congresso Internacional de Direito e Tecnologia

Organização O Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, foi palco do I Congresso Internacional de Direito e Tecnologia. O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Direito e Tecnologia – DireitoTec/UnB e pelo Legal Labs, ocorreu entre os dias 23 e 24 de novembro e contou com mais de 700 congressistas. Na ocasião,…

detalhes

Trump e a Neutralidade de Rede

Introdução A gestão do atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, foi motivo de diversas polêmicas desde seu início. A tarde do último dia 21 de novembro não foi diferente, com o anúncio, por parte do presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC), Ajit Pai, de que o governo Trump pretende…

detalhes

Estudo do IRIS sobre Portas Lógicas e Registros de Acesso

O esgotamento da versão 4 do IP (IPv4), a implementação de sua versão 6 (IPv6) e o compartilhamento de IPs como solução transitória refletem a relação entre a arquitetura da internet, sua camada técnica, e aquela de política pública, relativa ao acesso e à operabilidade da internet. Esse problema ainda se traduz em consequências jurídicas…

detalhes

IRIS no VII Fórum da Internet no Brasil

Entre os dias 14 e 17 de novembro, aconteceu, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, o VII Fórum da Internet no Brasil (FIB). Organizado anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento serve como preparação para o Internet Governance Forum (IGF), que ocorre todo ano por iniciativa do Secretariado Geral da ONU.…

detalhes

IRIS contribui para a relatoria brasileira do Freedom on the Net Report 2017

Sobre o relatório Freedom on the Net Freedom on the Net é um projeto da Freedom House que realiza análise de ponta e advocacia baseada em fatos e capacitação empírica. O Instituto de Referência em Internet e Sociedade – IRIS e pesquisadores do GNET (Grupo de Estudos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de…

detalhes

Global Symposium on Artificial Intelligence & Inclusion

Organização Entre os dias 8 e 9 de novembro, dois representantes do Instituto de Referência em Internet & Sociedade participaram do Global Symposium on Artificial Intelligence & Inclusion, organizado no Museu do Amanhã (Rio de Janeiro) pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) e pelo Berkman Klein Center for Internet…

detalhes

Liberdade na Internet: Um Panorama sobre a Nigéria

A Nigéria abriga 149,5 milhões de assinantes de Internet, dos quais 92 milhões são usuários ativos. Os provedores de conexão são a MTN com 58.121.427 assinantes, Glo com 37.270.100 assinantes, Airtel com 34.333.802 assinantes e 9mobile com 19.621.806 assinantes. Isso faz da Nigéria uma das maiores populações de usuários da internet na África Subsaariana. A…

detalhes