Publicações

Obtenção transnacional de conteúdo de comunicações telemáticas na América Latina: relatório de pesquisa

7 de abril de 2020

A pesquisa proposta, mais especificamente, teve por objetivo verificar se a existência de autoridade nacional de proteção de dados influenciaria ou não no diálogo interinstitucional entre judiciários latinoamericanos e empresas que detenham a guarda ou armazenamento do conteúdo de comunicações. Sabemos que há procedimentos, que variam entre judiciais e/ou administrativos dependendo do país, por meio dos quais as autoridades solicitam dados e informações de usuários às empresas.

No caso deste estudo, portanto, uma das hipóteses que se buscou analisar foi a existência de um desequilíbrio de forças nas relações interinstitucionais perante os EUA, com este último demandando de países terceiros uma prontidão maior do que a sua própria para responder a solicitações de compartilhamento internacional de dados. Buscou-se analisar, ainda mais especificamente, se a receptividade por parte dos EUA, nos pedidos de cooperação, sofreria alterações sensíveis a depender do nível institucional de proteção de dados do país terceiro solicitante em cada caso.

Clique aqui para download gratuito

No dia 30 de abril, realizaremos uma webinar que discutirá, entre outras pautas, o tema abordado nesse relatório de pesquisa. Confira o evento no facebook para mais informações, confirme sua presença e participe!

Tags

Categorizado em:

Veja também