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Marketplaces: tendência mundial e receptividade brasileira

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28 de maio de 2018

Dados de pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico mostram a importância e ascensão do e-commerce no Brasil, mesmo em tempos de instabilidade política e econômica: com relação a 2017, houve  um crescimento de 12% e faturamento na ordem de 59,9 bilhões de reais dentro desta modalidade de comércio. Contudo, muitos comerciantes não disponibilizam seus produtos em loja online própria, (o tradicional e-commerce) mas optam por venderem nos Marketplaces externos.

Pretende-se, neste texto, uma abordagem explicativa dos conceitos e nuances dos MarketPlaces, bem como as empresas brasileiras que atuam neste ramo.

Conceito

Os Marketplaces são um modelo de negócios para venda de bens conhecido por conectar diretamente client, através de uma plataforma virtual (sites ou apps), possuindo quantidade alta de tráfego e uma quantidade grande de produtos. Segundo o Business Model Canvas, o modelo de negócios dos MarketPlaces podem ser ilustrados como Daniel Pereira formula:

Tipos de Marketplace

  • Geradores De Tráfego: Nesse modelo o marketplace é contratado apenas para canalizar tráfego para o site do vendedor através da exibição do seu catálogo de produtos. Após o acesso do cliente no site próprio do vendedor, este é responsável por todas as demais etapas do processo de venda. Assim, este tipo de Marketplace se limita a ações de marketing para atrair maior volume de visitas. A cobrança, neste modelo, costuma ser por CPC (custo por clique);
  • Geradores De Pedidos: Nesse modelo a atuação do marketplace no processo de venda é maior. Além do gerenciamento de marketing, este tipo de marketplace é responsável pela execução da compra, recebimento do pagamento e análise de fraude. O vendedor recebe apenas os pedidos que foram pagos e aprovados, para que ele siga com o faturamento e expedição para o cliente. Posto este modelo, a cobrança costuma ser por CPA (custo por aquisição), e o marketplace retém uma % da venda que foi realizada para cobrir seus custos.

 

Integradoras

Frequentemente percebe-se a confusão conceitual realizada entre o termo Marketplaces e Integradoras. Integradoras são empresas especializadas em facilitar a inserção da loja dentro dos marketplaces, principalmente contratada por lojistas que pretendem disponibilizar seus produtos em diversos marketplaces. Dentre as principais Integradoras destacam-se: 00k e-business tools , 2lig integração e e-commerce, AJ Desenvolvimento, Connect HUB, entre outras elencadas nesta lista.

A Skyhub, uma das maiores integradoras do mercado com clientes como Ambev, Sony e Claro, recomenda alguns critérios para consideração no momento de escolha da integradora, como Estabilidade do sistema, Número de canais disponíveis e cláusula de fidelidade do contrato.

 

Empresas no Brasil

A MarketPlace Brasil elaborou uma extensa lista de empresas brasileiras que ofertam o serviço em questão. Percebe-se que, apesar da demora para adoção de muitas tecnologias dentro do ecossistema e cultura brasileira, a utilização dos marketplaces como plataforma de venda está em ascensão.

Destaca-se, para fins exemplificativos, algumas plataformas, bem como as características diferenciadas destas frente a outros MarketPlaces.

Mercado Livre

Criado em 1999 com o intuito de ser o eBay da América Latina, foi reconhecido como o marketplace mais acessado da web, atingindo a marca de 110 milhões de usuários cadastrados.
Principais diferenças: 1) Possibilidade de cadastro para vendedores que não possuem CNPJ 2) Permite a criação de templates customizados, a partir da inserção de códigos HTML, imagens, vídeos e links. 3)Utilização do MercadoPago como meio de pagamento 4)Avaliações dos usuários são expostas de maneira transparente, sendo que tanto lojistas quanto usuários poderão ser banidos do site.
 

B2W Marketplace

Dentro desta plataforma, o lojista pode vender seus produtos nos e-commerces do grupo B2W, ou seja, a com, o Submarino e o Shoptime
Principais diferenças: 1) O vendedor paga apenas comissão, a qual gira em torno de 16% sobre o valor do pedido (produto + frete) 2) Americanas Prime e Submarino Prime, possuem serviço de entrega premium, em que o cliente faz compras ilimitadas e paga, além do preço do produto, um valor fixo de frete ao ano
 

Repassa

Site para compra e venda de produtos novos e seminovos, criado por empresários brasileiros, estimulando um consumo mais consciente e sustentável.
Principais diferenças:1) Para um novo seller entrar na comunidade do Repassa, ele precisa ser convidado por alguém que já vende dentro da plataforma, ou adquirir algum produto à venda no site 2) Recompensa usuários com repasse de 1% do valor de todas as vendas feitas em sua comunidade. 3)Garantia completa de entrega do produto 4)Monetização por meio de uma taxa de 17% mais uma tarifa fixa de R$ 1,99 quando a venda do produto é feita.
 

Posto o crescimento desta modalidade de comércio dentro do cenário brasileiro e importância dentro da própria economia do país, comprova-se interessante o impulsionamento destas plataforma através de um sistema regulatório eficiente e célere, bem como o desenvolvimento de políticas públicas para o aperfeiçoamento de profissionais capazes de desenvolver e gerenciar tais ferramentas.

As opiniões e perspectivas retratadas neste artigo pertencem a seus autores e não necessariamente refletem as políticas e posicionamentos oficiais do Instituto de Referência em Internet e Sociedade.

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Diretora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Representante do IRIS no Grupo de Trabalho sobre Acesso à Internet e na Força-Tarefa sobre eleições na Coalizão Direito nas Redes (CDR). Membro suplente no Comitê de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações (CDUST) da ANATEL. Co-autora dos livros “Inclusão digital como política pública: Brasil e América do Sul em perspectiva” (IRIS – 2020) e “Transparência na moderação de conteúdo: Tendências regulatórias nacionais” (IRIS – 2021).

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