Lançamento do Relatório Freedom on the Net 2016
Escrito por
Equipe IRIS-BH (Ver todos os posts desta autoria)
14 de novembro de 2016
Foi lançado hoje o relatório Freedom on the Net 2016, a respeito da liberdade de usuários online ao redor do globo. Entre as principais conclusões do relatório, estão: declínio pelo sexto ano consecutivo da liberdade online no mundo (inclusive no Brasil); dois terços dos usuários de internet vivem em países nos quais há forte censura contra críticas ao governo e às forças armadas; há uma onde de criminalização de condutas de usuários nas redes sociais, até mesmo por “curtir” determinados conteúdos no Facebook; os governos têm cada vez mais perseguido aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp e Telegram.
No que diz respeito ao Brasil, é especialmente preocupante o aumento de sua nota global de 29 para 32 (0 refere-se a um país totalmente livre online, enquanto 100 é a pior nota possível no relatório), o que fez com que ele perdesse o status de “livre” para “parcialmente livre” em 2016. Os relatores brasileiros responsáveis pela seção brasileira do estudo são Carolina Rossini e Fabrício B. Pasquot Polido.
O Instituto de Referência em Internet e Sociedade – IRIS, em conjunto com o Grupo de Estudos Internacionais de Propriedade Intelectual, Internet e Inovação – GNet (Universidade Federal de Minas Gerais), sob a coordenação do Prof. Fabrício Polido, colaborou para a pesquisa.
Para acessar o conteúdo completo do relatório Freedom on the Net 2016, clique aqui.