Índice Global de Inovação 2016
Escrito por
Equipe IRIS-BH (Ver todos os posts desta autoria)
16 de agosto de 2016
Imagem: GII 2016 SCORES AND GDP
Foi lançado em Genebra, na segunda-feira, 15/08, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, o Índice Global de Inovação de 2016 – “Vencendo com a Inovação Global”. O relatório analisou 128 países, com base em 82 indicadores e se concentrou no impacto das políticas de inovação para as estratégias de crescimento econômico e desenvolvimento.
O relatório apresenta conclusões sobre o cenário global da inovação, como a necessidade de aproveitá-la para evitar um cenário de baixo crescimento contínuo, a importância de políticas públicas que estimulem a inovação em nível doméstico, bem como de incentivos do setor privado. Essas indicações corroboram a formulação de políticas públicas do mundo todo para a compreensão dos contextos de inovação nacionais e dos parâmetros internacionais, com a finalidade de impulsionar o crescimento a longo prazo.
No desempenho de inovação, a Suíça ocupa a primeira posição no ranking de 2016, seguida pela Suécia, pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos. Já o Brasil ocupa a 69ª posição. O Índice Global de Inovação pode ser acessado no site da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.