Parceiros
O IRIS busca fortalecer os resultados de suas pesquisas e projetos ao promover a cooperação entre diferentes organizações e especialistas, com trajetórias e formações diversas. As contribuições dos especialistas também oferecem importante oportunidade de diálogo, apontamentos críticos e construção de ideias. Suas participações acontecem em situações específicas e não vinculam o IRIS a outras atuações dos especialistas, nem as instituições de que fazem parte.
Todos os resultados que contam com a atuação dos parceiros apontam suas contribuições, como forma de agradecimento e intercâmbio de conhecimento.
Fabrício Bertini Pasquot Polido
Lucas Costa dos Anjos
Bruno Bioni – Parecer no caso IDEC vs. Via Quatro
Heloisa Massaro e Jamila Venturini – Transparência sobre moderação de conteúdo em políticas de comunidade
Bruna Martins – Marco Civil da Internet e inclusão digital: Compreensões acadêmicas e midiáticas
Nathalia Sautchuk Patrício – Comunicações privadas, investigações e direitos: rastreabilidade de mensagens instantâneas
A partir de 2022 o IRIS faz parte do quadro de membros organizacionais da ISOC Brasil, um reforço do interesse e comprometimento do IRIS e da ISOC Brasil em cooperarem para defesa de uma internet aberta, segura, confiável e para que direitos humanos sejam garantidos no contexto digital. Além disso, a ISOC Brasil também é instituição parceira na submissão e execução do projeto “Privacidade é segurança: comunicando a importância da criptografia para todos” (2020-2021) e realização de eventos conjuntos.
O InternetLab é parceiro na execução do projeto Bloqueios.Info (2022-presente).
O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI – FGV) é parceiro de nossa atuação nas redes sociais com a série de artigos Direito Autoral 101, no qual contribuímos com o conteúdo e em sua revisão.
O Instituto de Pesquisa em Direito & Tecnologia do Recipe – IP.rec é uma instituição parceira e atua conjuntamente conosco na campanha #MulheresNaGovernança.
Estamos integrados à Rede de Centro de Estudos em Internet e Sociedade (Network of Centers), que permite a troca de experiência entre diferentes instituições, com diversos modelos de organização e focos, que se dedicam aos temas de internet e sociedade.
O conteúdo do IRIS é agregado pela ferramenta Strategic Intelligence, do Fórum Econômico Mundial, que reúne várias publicações, a fim de disponibilizar informação de qualidade em diferentes idiomas e temáticas.
O IRIS é ativo na Coalizão Global para a Criptografia e na Aliança para Criptografia na América Latina e no Caribe – ambos espaços de cooperação para produção e troca de informação sobre a importância dessa ferramenta na contemporaneidade.
O IRIS faz parte da Coalizão Direitos na Rede, com o objetivo de contribuir para o debate público e informação de propostas relacionadas a tecnologias digitais, seus contornos e efeitos sobre a sociedade
A Assessoria de Tecnologias Educacionais – ASTED, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte foi parceira nas ações do projeto “Educação Digital para o uso seguro e consciente da internet”, que visa a promoção conjunta de rodas de conversa, workshops e palestras sobre os temas compreendidos no eixo institucional “Barreiras para a inclusão Digital”.
A Safernet foi parceira do projeto “Educação Digital para o uso seguro e consciente da internet”, fornecendo material e o curso à distância “Educando para boas escolhas online” à Rede Municipal de Educação em Belo Horizonte. No projeto, o IRIS ofereceu ações locais também envolveram a aplicação dos materiais produzidos pela Safernet.
O Grupo de Estudos em Internet, Novas Tecnologias e Propriedade Intelectual – GNet foi um parceiro do IRIS na realização de eventos, como as três edições do Seminário Governança das Redes, a série de eventos “Café & Chat” e a coorganização do mini-curso “Fundamentos em Direito e Novas Tecnologias”.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em projetos legislativos sobre startups e inovação no Estado, promoveu eventos com a participação do IRIS em 2016 e 2017. As discussões públicas integraram o projeto “Startups, Inovação e Direto de Internet” foram coorganizadas pelo IRIS, a Assembleia e a Clínica de Práticas e Pesquisa em Novas Tecnologias da UFMG.
O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da Faculdade de Direito da Fundação Getúlia Vargas de São Paulo – GV Law – foi parceiro do IRIS em publicações do Seminário Governança das Redes e o Marco Civil da Internet (2016).
O Ceppi – UFMG é o Grupo de Estudos em Ciências Política da UFMG, e foi parceiro do IRIS na promoção de eventos e debates no escopo do projeto “Democracia Digital e Lei Eleitoral na Internet”.