Conselho Consultivo
Reconhecemos a importância de um conselho consultivo para ampliar perspectivas e orientar decisões estratégicas do instituto. Com base em nossos valores institucionais de cooperação, prudência e valorização de saberes diversos, constituímos essa instância consultiva.
Mais do que um novo espaço de governança, o conselho consultivo reúne vozes comprometidas com o avanço dos direitos humanos no meio digital e fortalece o papel do IRIS como referência nesse campo. A escolha de seus integrantes foi guiada por suas trajetórias, expertise e compromisso com a causa.
Temos a honra de contar com Oona Castro, Sonia Jorge e Wesley Matheus de Oliveira no Conselho Consultivo do IRIS, para um mandato de dois anos: de fevereiro de 2025 a fevereiro de 2027. Seus reconhecidos trabalhos nas áreas de pesquisa, políticas públicas e governança digital agregam valor estratégico à nossa atuação.
Conheça nosso Conselho Consultivo
Oona Castro: Mestre pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentou a dissertação de Mestrado intitulada “Economia da Cultura e Economia Criativa: como o Ministério da Cultura atuou na última década?”. Graduada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2003). É diretora de desenvolvimento institucional no Instituto Nupef. Atuou junto à Wikimedia Foundation nos projetos Wikimedia no Brasil como consultora. Foi diretora-executiva do Instituto Sociocultural Overmundo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em políticas públicas de comunicação e de cultura, Direito Autoral, internet, redes, economia da cultura e da comunicação.
Sonia Jorge: Diretora Executiva da Global Digital Inclusion Partnership (GDIP) e reconhecida a nível global como uma líder experiente, especialista em política digital e defensora da igualdade de género. Como consultora de políticas e defensora da igualdade de gênero com experiência em mais de 45 países, ela liderou vários projetos de política digital e desenvolvimento em várias regiões e com organizações internacionais, como o Banco Mundial, PNUD, ONU Mulheres, ITU e para empresas e associações do setor privado.
Wesley Matheus de Oliveira: Cientista Político e Social – Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA/MPO), Presidente da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) e Pesquisador Associado ao Centro Brasileiro de Planejamento e Análise (CEBRAP).