SOBRE O IRIS

logo_IRIS_amarelo_horizontal

O Instituto de Referência em Internet e Sociedade é um centro de estudos independente fundado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Sua missão é explorar, investigar e entender os desdobramentos da Internet sobre a sociedade contemporânea: seu desenvolvimento, suas dinâmicas, suas normas e seus padrões. Ciente da importância das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico no século XXI, o IRIS busca entender como o Direito e áreas do conhecimento relacionadas podem contribuir para o fortalecimento de um ambiente propício às políticas de inovação, empreendedorismo e bem-estar do usuário comum da Internet. Atuando de forma independente e centrado nas premissas de boas-práticas em pesquisa colaborativa, o IRIS busca oferecer apoio científico e consultivo, tanto ao setor público, quanto ao setor privado, pensando justamente nas políticas e estratégias associadas ao Direito, Internet e novas tecnologias.

Com atuação em distintas frentes, o IRIS se dedica a questões relacionadas à Internet e à sociedade, estabelecendo parcerias estratégicas na publicação de livros, estudos, policy papers, notas técnicas e relatórios. O Instituto também desenvolve trabalho de atendimento e assessoria à comunidade, em temas de Direito e Internet, especialmente no ecossistema de startups de Minas Gerais. A partir de redes colaborativas e do grupo de estudos do qual se originou na Universidade Federal de Minas Gerais, mantém contatos para qualificação e atualização de estudantes e profissionais do Direito, assim como apoia a realização de cursos e seminários voltados para a comunidade acadêmica e sociedade como um todo.

“Atuando de forma independente, o IRIS busca oferecer apoio científico e consultivo, tanto ao setor público, quanto ao setor privado, pensando justamente nas políticas e estratégias associadas ao Direito, Internet e novas tecnologias”