IRIS contribui para a relatoria brasileira do Freedom on the Net Report 2017

Sobre o relatório Freedom on the Net Freedom on the Net é um projeto da Freedom House que realiza análise de ponta e advocacia baseada em fatos e capacitação empírica. O Instituto de Referência em Internet e Sociedade – IRIS e pesquisadores do GNET (Grupo de Estudos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de…

detalhes

Global Symposium on Artificial Intelligence & Inclusion

Organização Entre os dias 8 e 9 de novembro, dois representantes do Instituto de Referência em Internet & Sociedade participaram do Global Symposium on Artificial Intelligence & Inclusion, organizado no Museu do Amanhã (Rio de Janeiro) pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) e pelo Berkman Klein Center for Internet…

detalhes

Liberdade na Internet: Um Panorama sobre a Nigéria

A Nigéria abriga 149,5 milhões de assinantes de Internet, dos quais 92 milhões são usuários ativos. Os provedores de conexão são a MTN com 58.121.427 assinantes, Glo com 37.270.100 assinantes, Airtel com 34.333.802 assinantes e 9mobile com 19.621.806 assinantes. Isso faz da Nigéria uma das maiores populações de usuários da internet na África Subsaariana. A…

detalhes

Ouvidoria Pública e as demandas dos cidadãos: a contribuição do Sistema e-ouv

A Lei de Acesso à Informação (LAI), promulgada em 2011 (N°12.527), e o Decreto que institui a Política de Participação Social e o Sistema Nacional de Participação Social de 2014 (N°8.243) colocaram a ouvidoria pública em maior evidência dentro do campo político brasileiro. Afinal, a partir desse momento, maiores responsabilidades foram instituídas e, consequentemente, ampliou-se…

detalhes

Workshop Interinstitucional de Pesquisa: Jurisdição e Cooperação Jurídica Internacional nos conflitos da Internet

Realizado no dia 26 de Outubro de 2017, o I Workshop Interinstitucional de Pesquisa Jurisdição e Cooperação Jurídica Internacional nos conflitos da Internet foi um evento multissetorial, que contou com a com a participação de membros dos mais diversos segmentos profissionais: Poderes Executivo e Judiciário; Academia (UFMG, UnB, UFJF e UniCeub); Sociedade Civil; e Setor Privado.…

detalhes

IPv4, IPv6 e investigações criminais: O desafio da transição

Introdução A Internet é um elemento central da vida moderna, a ponto do termo ter se tornado de uso comum no boca-a-boca cotidiano. Até mesmo alguns termos mais técnicos, como “número/endereço de IP”. são relativamente conhecidos pela maior parte dos usuários da rede. É mais raro, entretanto, que um usuário saiba o significado e origem…

detalhes

IRIS no OpenCon Latin America 2017

A conferência global anual OpenCon é um espaço para estudantes e profissionais acadêmicos das mais diversas áreas do conhecimento, que se interessam por acesso aberto, dados abertos, recursos educacionais abertos e muitos outros aspectos da cultura educacional científica e aberta. Nos dias 12 e 13 de Outubro, foi a vez de realizar a reunião regional…

detalhes

Porque a Reforma Política pode impedir que você xingue muito no Twitter (ou Facebook)

Recentemente, em relatório da Freedom House sobre liberdade de expressão online, o Freedom on the Net Report de 2016, o Brasil teve sua nota rebaixada no cenário internacional de proteção a esse direito individual dos usuários.  O rebaixamento é resultado de diversas ações que visam a restringir os direitos dos usuários online, especialmente sua liberdade…

detalhes

Jurisdição e internet: Estudo sobre mecanismos de bloqueio e fragmentação da rede

A dificuldade em se adjudicar conflitos transnacionais originados na internet fez com que governos e empresas buscassem prevenir o surgimento desses litígios. Ao longo dos anos, novas tecnologias possibilitaram mecanismos que simulassem e adulterassem fronteiras geográficas, identificando ou reposicionando a origem de usuários no espaço global, para então restringir seu pleno acesso a sites, conteúdos…

detalhes