Café & Chat: Crianças e Adolescentes Online

Dia 15 de setembro ocorreu a nona edição do Café & Chat, com a participação de Raquel Saraiva e André Ramiro do DTE – Direito, Tecnologia e Efetivação da Tutela Jurisdicional, e Renata Fagundes, Coordenadora das Delegacias de Plantão de Belo Horizonte. O evento foi realizado no auditório Francisco Luiz, 16º andar da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

Como promover a inclusão digital de gerações mais novas, sem se esquecer da necessária proteção desses usuários? Quais seriam os desafios dessa inclusão? Por que pais, amigos e familiares devem se preocupar com o que ocorre online? Nossos convidados buscaram responder essas e outras questões, confira abaixo o registro na íntegra do evento:

detalhes

É possível o uso de inteligência artificial para determinar a orientação sexual de pessoas?

Neste mês de setembro, uma pesquisa publicada pelo professor de psicologia de Stanford Michal Kosinski, e pelo pesquisador Yilun Wang, alegou ter identificado a orientação sexual de pessoas por meio da análise de fotos de rostos, realizada por um algoritmo de inteligência artifical (deep neural networks). A pesquisa tem gerado calorosos debates nos meios de…

detalhes

Anais II Seminário Governança das Redes e o Marco Civil da Internet

O IRIS lança hoje os Anais do II Seminário Governança das Redes e o Marco Civil da Internet: globalização, tecnologias e conectividade, evento que ocorreu em 2016, em Belo Horizonte! Além da transcrição de todas as palestras, há resumos expandidos dos trabalhos apresentados, que tratam de diversos temas relacionados à Internet & Sociedade, como governança,…

detalhes

Internet, Globalização e lacunas: O Marco Civil da Internet como solução para uma inconsistência jurisprudencial (antes) crescente

Desde sua popularização, na década de 90, a Internet vem contribuindo para o processo de Globalização. O encurtamento das distâncias entre as pessoas ao redor do mundo significou que não apenas a comunicação tornou-se infinitamente mais dinâmica, transcendendo as barreiras que antes impossibilitavam a troca de informações a nível internacional de maneira instantânea, como também…

detalhes

Blockchain e Governo Eletrônico: a experiência da Estônia e as primeiras iniciativas brasileiras

A maior parte dos debates envolvendo a tecnologia de Blockchain gira em torno do seu uso como uma ferramenta de inovação financeira e de âmbito privado, enquanto suas aplicações ao interesse público são subestimadas e raramente discutidas, mesmo sendo muitas. O poder da Blockchain para o interesse público reside na oferta simultânea de transparência, confiança…

detalhes

Participação de membros do IRIS na Escola de Governança da Internet

Na semana passada, dois membros do IRIS participaram do Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI), promovido anualmente pelo CGI.br. Esse curso é um espaço para que profissionais, ativistas, pesquisadores, gestores públicos e empreendedores possam aprofundar o conhecimento acerca dos temas e desafios relacionados a Governança da Internet no Brasil e…

detalhes

Café & Chat: Quem Governa os Algoritmos?

Dia 18 de agosto ocorreu a oitava edição do Café & Chat, com a participação de Guido Noto La Diega Professor de Direito da Universidade de Northumbria e Marco Antônio Sousa Alves Professor Adjunto de Teoria e Filosofia do Direito da UFMG. O evento foi realizado no auditório Francisco Luiz, 16º andar da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

Com o aumento do uso de algorítimos para cumprir tarefas complexas, devemos considerar também o risco do seu uso para manipulação, preconceitos, censura, violações de privacidade e direitos de propriedade e diversas questões. Neste caso, como a governança pode ser considerada ao pensar na transparência e no uso desta tecnologia pela sociedade da informação?

Pensando nesta e em outras questões os convidados realizaram grandes falas. Confira abaixo o nosso registro do evento:

detalhes

Jurisdição e conflitos de lei na era digital: quadro político-normativo de regulação na internet

Continuando a série de produtos de pesquisa desenvolvidos por nossa equipe no âmbito do Projeto Internet & Jurisdição, o Instituto de Referência em Internet e Sociedade – IRIS, em parceria com o Grupo de Estudos Internacionais em Internet, Inovação e Propriedade Intelectual – GNet – da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação…

detalhes

A maior mentira da história da Internet

O ato da mentira é inerente ao comportamento humano. Em todos os campos sociais, a mentira ocupa um espaço de manipulação da realidade, que pode ser expressado por uma omissão, pela escolha seletiva dos fatos ou pela simples criação dos mesmos. A ética por trás de uma mentira é sempre polêmica: Devemos contar uma verdade…

detalhes