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Participação de membros do IRIS na Escola de Governança da Internet

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30 de agosto de 2017

Escola de Governança da Internet

Na semana passada, dois membros do IRIS participaram do Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI), promovido anualmente pelo CGI.br. Esse curso é um espaço para que profissionais, ativistas, pesquisadores, gestores públicos e empreendedores possam aprofundar o conhecimento acerca dos temas e desafios relacionados a Governança da Internet no Brasil e no mundo. O principal objetivo do Curso Intensivo da EGI é capacitar gestores públicos, formuladores de políticas públicas, empresários, pesquisadores, acadêmicos, comunidade técnica, ativistas de organizações da sociedade civil e demais interessados sobre o funcionamento e a governança da Internet, fornecendo subsídios, aprofundando conceitos e explicitando os contextos, temas, desafios e foros de debate para o seu desenvolvimento técnico, político e social. Ou seja, sua maior virtude é justamente o efeito multiplicador dos conhecimentos obtidos durante o curso.

Outros objetivos a serem cumpridos com o Curso Intensivo da EGI também envolvem a capacitação de profissionais sobre temas relacionados aos dez princípios do CGI.br e aos debates em torno dos modelos de governança multissetorial, multilateral e pluri participativo da Internet. Além disso, busca-se mobilizar e interagir com as redes de pesquisa (não apenas acadêmicas) e de atuação (empresários, ativistas, gestores, formuladores de políticas públicas e comunidade técnica) para fomentar a interlocução em projetos e atividades comuns relacionados aos temas da Escola.

O Curso Intensivo foi gratuito e teve a duração de 50 horas distribuídas ao longo de uma semana. Entre os temas estudados, estavam aspectos técnicos da governança da internet no Brasil e no mundo, questões de jurisdição de conflitos online, neutralidade de rede, direitos humanos, privacidade e proteção de dados pessoais, tecnologias disruptivas, regulação, economia de compartilhamento, remoção de conteúdo, desenvolvimento de infraestrutura e discussões sobre crianças e adolescentes na internet. Após uma semana de aulas e debates, os alunos também puderam participar de uma simulação multissetorial do Comitê Gestor da Internet, no qual deveriam atingir um consenso acerca dos bloqueios de aplicações e sites online.

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