Blog

Governança da Internet: mulheres no IGF

8 de março de 2018

A Governança da Internet, segundo definido pelo World Summit on the Information Society, busca o desenvolvimento e a aplicação de princípios, normas, regras procedimentos de decisão e programas que moldam a evolução e o uso da Internet. Assim, como maneira de representar os usuários da Internet, busca-se oferecer uma participação multissetorial nesse processo. Dessa forma, participam da construção da referida governança os governos, o setor privado e a sociedade civil, em seus respectivos papéis. Apesar de extremamente relevante, o acesso ao debate qualificado sobre o tema ainda é restrito e, não com frequência incomum, grande parte dos participantes de fóruns de debate se conhecem.

Discutir governança da internet

Uma oportunidade de difundir e ampliar as discussões a respeito da governança da internet é o Youth@IGF Brasil. Trata-se de um programa subsidiado por empresas privadas e organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do qual jovens de 18 a 25 anos são escolhidos para, em uma primeira etapa, discutirem temas afetos à governança da internet. Divididos em grupos de novatos e veteranos, aqueles que demonstram maior liderança, conhecimento e cooperação passam para a segunda etapa, que consiste em representar a juventude brasileira no Internet Governance Forum (IGF), o fórum multissetorial de discussões sobre governança da internet.

Segundo o CGI.br, houve um aumento no número de inscritos no processo seletivo de 2017 se comparado ao ano anterior. Ainda assim, nós, parte das mulheres do Youth, acreditamos que o programa tem o potencial de impactar ainda mais jovens, empoderando-os para um debate vivo e orgânico sobre a governança da internet.

É por isso que nos reunimos para dar publicidade aos temas discutidos tanto nos fóruns de discussão on-line do Youth@IGF Brasil como no evento Internet Governance Forum (IGF) 2017 em Genebra, publicando textos que compilem nossas opiniões junto ao que de melhor todos nossos colegas conseguiram agregar aos debates que se instalaram em ambos os cenários. Nosso objetivo é claro: inspirar jovens a trilharem caminhos pela temática em questão, trazendo pontos de vista diversos e, dessa forma, contribuir para o debate. Para isso, contamos com uma parceria com o IRIS, que gentilmente nos proporcionou espaço para escrevermos e publicarmos nossas experiências vividas durante o curso do programa e, para aqueles que foram selecionados, na própria participação no IGF. Esperamos que, com isso, possamos motivar outros jovens para participarem do programa em 2018.

#MulheresNaGovernança

As opiniões e perspectivas retratadas neste artigo pertencem a seus autores e não necessariamente refletem as políticas e posicionamentos oficiais do Instituto de Referência em Internet e Sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *